Igreja do Rosário dos Pretos

 

A atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito é uma construção de 1946, em estilo barroco. Construída no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931.

A primeira igreja do Rosário foi construída por escravos e para os escravos, inaugurada em 1737, em estilo colonial. Era a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem. O nome original era Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, a igreja perdeu sua razão original de ser. Serviu de matriz de 1875 a 1893, durante a construção da Catedral, na Praça Tiradentes.

Mais sobre cultura negra em Curitiba e o antigo templo►

Em 1951, foi confiada aos jesuítas. Na década de 1970, passou também a ser chamada de Santuário das Almas, onde se realiza com frequência missas de corpo presente.

A fachada atual ainda tem azulejos da igreja original. Seu interior abriga azulejos portugueses, com os Passos da Paixão, e o túmulo do Monsenhor Celso, antigo pároco de Curitiba, falecido em 1931.

Fica na Praça Garibaldi, Centro Histórico.

Mais igrejas de Curitiba

 

 

 

Igreja Rosario

 

Relógio Flores

 

Memorial Ucraniano

 

Curitiba

 

Igreja Ordem

 

Copyright © Guia Geográfico -  Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, Curitiba Paraná. Patrimônio Histórico e Cultural do Município

 

Historia Curitiba

 

Vitrais

 

Mapa Praça Garibaldi

 

Vitral

 

Nossa Senhora do Rosário de São Benedito

 

Catedral

 

Santuário no interior da Igreja.

 

Vitrais no interior da Igreja.

 

A Igreja do Rosário dos Pretos vista do Relógio das Flores, na Praça Garibaldi.

 

São Benedito

 

◄Curitiba