Igreja da Ordem
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mais conhecida simplesmente como Igreja da Ordem, foi construída pelos portugueses em 1737 e é a igreja mais antiga de Curitiba. Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço. O nome atual foi dado com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746.
Abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, uma parte da igreja desmoronou e só foi completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II. A torre da igreja e a instalação dos sinos foi concluída em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada, principalmente, por imigrantes alemães. Tombada desde 1965, o templo sofreu nova restauração de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a a brigar o Museu de Arte Sacra.
Durante as reformas de 1993, foi encontrado um opúsculo entre as paredes da Igreja. Este documento fornece dados preciosos sobre a história da igreja.
Mais: Patrimônios Históricos e Igrejas de Curitiba ►
A Igreja da Ordem no Largo Coronel Enéas.
O Cenáculo Arquidiocesano, que funciona na parte posterior da igreja, com acesso pela rua Mateus Leme.
Uma das 14 pinturas sobre a Via Sacra, em exposição na Igreja da Ordem, doadas, em 1982, pelo pintor curitibano Luiz Carlos de Andrade Lima.
Missa matinal na Igreja da Ordem. O altar é revestido de talha dourada.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Igreja da Ordem