Memorial Ucraniano
Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. Inaugurado em 1995, ano em que se comemorou o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba.
O conjunto do Memorial é composto, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo (veja quadro abaixo), uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.
Festas típicas e apresentações folclóricas acontecem no Sábado de Aleluia (a Benção dos Alimentos). Em agosto, a Festa Nacional da Ucrânia. Em outubro, a Festa da Colheita. Em novembro, a Festa de São Nicolau.
Uma loja de souvenirs está instalada numa casa típica dos imigrantes ucranianos, ao lado da igreja. Mais sobra a Ucrânia e a Cultura e Imigração Ucraniana ►
Fica entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle, Bairro São João.
Memorial Ucraniano no Parque Tingui.
Casa construída em madeira encaixada, seguindo as primeiras construções feitas pelos primeiros imigrantes ucranianos, no Memorial Ucraniano.
Em Curitiba
Interior da réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, no Memorial Ucraniano.
A Igreja de São Miguel Arcanjo A igreja de São Miguel foi construída, no final do século 19, pela comunidade de imigrantes ucranianos da Serra do Tigre, no município de Mallet, Paraná. Uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. Segue um estilo arquitetônico bizantino, tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas. Possui cúpula oitavada de bronze e um campanário externo. A réplica da igreja não tem função religiosa. No seu interior são expostos ícones religiosos, uma coleção de pêssankas e artesanato ucraniano.
Réplica da igreja de São Miguel Arcanjo e o campanário no Memorial Ucraniano. |
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Memorial Ucraniano