Cultura Ucraniana
No final do século 19, a Ucrânia era um país dividido, dominado e oprimido pelos czares russos ou pelos imperadores austro-húngaros. Eram proibidas publicações ou manifestações públicas em língua ucraniana. Manifestações políticas eram punidas. Nessa época, muitos ucranianos buscaram abrigo fora da Europa. Comunidades de ucranianos formaram-se na Austrália, Canadá, EUA, Argentina, Brasil e outros países.
No Paraná, a maioria dos imigrantes ucranianos chegaram a partir de 1895. Estima-se que foram mais de 20 mil imigrantes. Formaram comunidades principalmente nos municípios em Curitiba, Mallet, Prudentópolis, União da Vitória, Roncador e Pato Branco.
Em Curitiba, entretanto, algumas famílias já haviam chegado em 1876 e outro pequeno grupo, em 1891. A maioria entre 1895 e 1897, vindos da Galícia, parte ocidental da Ucrânia. Estabeleceram-se no Campo da Galícia e por todo o bairro do Bigorrilho, onde existe uma praça dedicada à Ucrânia.
As terras em que se estabeleceram eram de mata fechada. Havia a dificuldade da língua. No início era uma terra estranha e sem recursos. O maior apoio veio da igreja que enviou sacerdotes e iniciou um processo de integração social.
Réplica da igreja de São Miguel Arcanjo no Memorial Ucraniano.
As Pêssankas Pêssanka, ou pysanka, é um termo ucraniano que pode ser traduzido como escrever. Pessankas são ovos inteiros e crus decorados à mão com motivos místicos e arte ucraniana. Tradicionalmente, as pessankas são feitas na última semana da Quaresma e levadas à igreja no Domingo de Páscoa, para serem abençoadas. Então são presenteadas às pessoas amigas. |
Pêssanka gigante no Memorial Ucraniano, trabalho de Jorge Seratiuk (esquerda). À direita, uma pessanka tradicional ucraniana. |
Links Adicionais
Tradições Culturais em Curitiba ►
Atrações Turísticas de Curitiba ►
Mais sobre a Ucrânia ►
Apresentação folclórica no Memorial Ucraniano, foto I.C. Magno. |
Interior da Catedral Ucraniana São João Batista, na av. Pres. Kennedy, 3275. Conheça as Igrejas de Curitiba ►
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |