Praça Garibaldi
No século 19 era conhecida como Largo do Rosário, devido à Igreja do Rosário. No final do século 19, recebeu o nome de Praça Faria Sobrinho. Em 1946, tornou-se Praça Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi (veja o quadro abaixo).
A Praça abriga construções históricas importantes, como o Palácio Garibaldi, a sede da Fundação Cultural de Curitiba, a Igreja do Rosário dos Pretos, a Igreja Presbiteriana Independente e o Solar do Rosário. A Praça também possui galerias de arte, lojas de antiguidades, bares e o Relógio das Flores.
Visite, também, a página dedicada ao Setor Histórico de Curitiba e ao Paraná.
Giuseppe Garibaldi
Giuseppe Garibaldi nasceu em 4 de julho de 1807, em Nice, cidade italiana na época (atualmente francesa). Filho de um pescador.
Começou a viajar aos 15 anos, como ajudante em um navio. Influenciado por Giuseppe Mazzini, tornou-se um revolucionário na tentativa de unificar a Itália. As primeiras ações, entretanto, fracassaram e teve de exilar-se. Em 1835, fugiu para o sul do Brasil, onde conheceu Anna Maria Ribeiro da Silva, em Laguna. Anita Garibaldi, como passou ser conhecida, lutou ao lado de Giuseppe nas campanhas do Brasil, do Uruguai e da Europa.
No Brasil, Garibaldi participou da Revolução Farroupilha (1839-1840), sob o comando de Bento Gonçalves e da conquista de Laguna, onde foi fundada a República Juliana.
No Uruguay, liderou a defesa de Montevidéu e, em 1848, retornou à Europa para lutar contra o papado, pela da unificação da Itália.
Morreu em sua casa na ilha de Caprera, em 1882. Pelas suas lutas e conquistas é considerado herói de dois mundos: América do Sul e Europa
O Palácio Garibaldi visto do Memorial da Cidade.
A Fonte da Memória e, ao fundo, a Igreja Presbiteriana Independente, um prédio de 1931, em estilo neoclássico. Mais Religiões em Curitiba ►
Acima, a Praça Garibaldi e a Fonte da Memória, uma homenagem aos antigos tropeiros. Embaixo, a Igreja do Rosário dos Pretos, fundada por uma irmandade negra no século 18 (fotos de 2004).
Praça Garibaldi
A tradicional Feira de Artesanato do Centro Histórico, sempre aos domingos, com 1300 barracas.
◄ Curitiba
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |