Palácio Giuseppe Garibaldi

 

A Sociedade Garibaldi, fundada em 1883, nasceu da ideia de se congregar, sob um mesmo ideal, os imigrantes italianos em Curitiba. O mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela Revolução Farroupilha (1839-1841) no Brasil e pela unificação da Itália. Na prática, a Sociedade permitia compartilhar interesses e necessidades entre os italianos em Curitiba.

A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi, em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália.

O Palácio, iniciado em 1887, foi concluído em 1904. A fachada, em estilo neoclássico, só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro.

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo e somente devolvido à Sociedade em 1962. Em 1988, o Palácio Giuseppe Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, mas continua como sede da Sociedade Garibaldi.

 

Curitiba

 

 

Palacio Garibaldi Curitiba

 

Palácio Giuseppe Garibaldi, sede da Sociedade Garibaldi. Um prédio de destaque na Praça Garibaldi. Mais: Cultura Italiana em Curitiba

 

Praça Garibaldi, Centro Histórico.

 

Copyright © Guia Geográfico - Bairro de São Francisco, Patrimônio Histórico de Curitiba PR.

 

Mapa Centro Histórico

 

Historia Curitiba

 

Palácio Giuseppe Garibaldi, em CuritibaPalácio Giuseppe Garibaldi, em Curitiba

Interior do Palácio Giuseppe Garibaldi.

 

Curitiba

Patrimônios

 

 

Palácio Giuseppe Garibaldi