Imigração e Cultura Italiana

 

Na segunda metade do século 19, a Europa era o palco de uma revolução industrial que transformava a vida de seus habitantes. A população europeia crescia e agricultores, sem terra, migravam em massa para os centros urbanos, em busca de emprego nas novas fábricas. As metrópoles inchavam e as condições de vida dos operários chegavam a ser sub-humanas.

A evolução também chegava aos navios à vapor, facilitando a vinda dos agricultores ao Novo Mundo, em lugar de superlotar as fábricas do velho mundo.

A América possuía fartura de terras inexploradas e seus governantes ansiavam pela colonização dessas terras. Essa situação criou um fluxo natural de imigrantes do velho para o Novo Mundo.

Na Itália, somava-se a questão das lutas pela unificação da nação, que exauriu sua economia. Existia um grande número de desempregados em busca de oportunidades.

A imigração italiana no Brasil foi intensa a partir de 1878, até o início do século 20. Dirigiam-se principalmente às lavouras de café no Estado de São Paulo, mas um grande número de imigrantes espalharam-se por todo o Sul e Sudeste do Brasil. Outras regiões do Brasil também receberam muitos italianos.

Em Curitiba, os italianos chegaram a partir de 1872, estabelecendo-se, como agricultores, em vários núcleos coloniais da região. Esses núcleos deram origem aos atuais bairros de Pilarzinho, Água Verde, Umbará e Santa Felicidade, entre outros. Com o passar do tempo, os italianos adotaram outras atividades, incluindo industriais e comerciais. Hoje, seus descendentes contribuem de forma importante, em todas as áreas de atividade em Curitiba.

O bairro de Santa Felicidade é conhecido pela preservação da cultura italiana, em Curitiba, principalmente na gastronomia.

 

Imigração italiana

 

 

Curitiba Turismo

 

 

Quadro de Angiolo Tomasi, de 1896, retratando a partida dos imigrantes da Itália. Original na Galeria Nazionale di Arte Moderna, em Roma.

 

Portal de Santa Felicidade, em Curitiba

 

 

Bosque São Cristóvão em Curitiba

O Bosque São Cristóvão, também conhecido como Bosque Italiano, é um espaço dedicado á cultura italiana, em Santa Felicidade.

Bosque italiano em Curitiba Paraná

 

Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná

 

Curitiba

 

Carroça utilizada por imigrantes. Exposição em restaurante no bairro da Cascatinha, que fazia parte da antiga colônia de imigrantes italianos de Santa Felicidade.

 

Monumento ao Centenário da Imigração Italiana, na av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade

 

Igreja de São Pedro concluída em 1938, no bairro de Umbará, em Curitiba. Arquitetura de inspiração italiana. Saiba mais sobre as Igrejas de Curitiba

 

Portal de Santa Felicidade, região tradicional da cultura italiana.

 

 

 

Carroça de imigrantes em Curitiba

 

 

 

Historia Curitiba

 

 

 

Igreja de São Pedro, em Curitiba

 

Monumento ao Centenário da Imigração Italiana