Arquitetura
Uma diversidade de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecem a paisagem urbana de Curitiba e representam um enorme patrimônio cultural.
Prédios em arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e estilos inspirados nas terras natais dos imigrantes confirmam a diversidade e riqueza cultural de Curitiba. O Centro Histórico concentra construções dos séculos 18 e 19, em estilo colonial português. Arquitetura contemporânea é encontrada principalmente no Centro Cívico e nos bairros residenciais. O Museu Oscar Niemayer, inaugurado no final de 2002, é uma das estrelas nesse contexto. Também, construções como a Ópera de Arame e a Universidade Livre do Meio Ambiente, que se integram perfeitamente à natureza, são uma tendência para o século 21.
Palácio HyogoArquitetura japonesa na av. Comendador Franco, 871, Jardim Botânico. Cultura Japonesa em Curitiba ►
|
O Paço da Liberdade, um novo centro cultural da cidade no prédio do antigo Paço Municipal.
Arquitetura característica de imigrantes no início do século 20. Residência no bairro do Umbará, região colonizada por imigrantes alemães, poloneses e, principalmente, italianos.
Ônibus biarticulado e estação-tubo na praça Rui Barbosa.
Prédios World Business e Palladion,no Centro Cívico, em Curitiba.
Palácio Rio Branco, construído em 1895-1896 para abrigar a Assembleia Legislativa Estadual. Desde 1963 é sede da Câmara Municipal de Curitiba.
Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba. A primeira Assembleia do Paraná funcionou em um prédio que existia no local da atual Biblioteca Pública do Paraná. Foi instalada pelo baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos (1815-1877), o fundador do Paraná.
Em Curitiba
|
Castelo do Batel - Linhas da arquitetura francesa, no bairro do Batel, em Curitiba. Construído na década de 1920 pelo cafeicultor Luiz Guimarães que, em visita à França, ficou impressionado com os castelos da planície do Loire. Buscou seguir o mesmo estilo nesta construção. Posteriormente foi adquirido pela família Lupion. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1974.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Arquitetura