O Paço da Liberdade

 

Curitiba Parana

O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.

Construído de 1914 a 1916 no antigo Largo do Mercado, segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu. O prédio do Paço Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.

O edifício histórico de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941. A restauração manteve todas as características externas do prédio.

O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.

São quatro andares. O térreo possui sala para acesso livre a internet, biblioteca e o Café do Paço. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.

 

A entrada principal fica na praça Generoso Marques. A entrada do Café do Paço é feita pela praça José Borges de Macedo, no Centro.

 

O termo paço foi muito usado até o início do século 20 para designar alguns palácios da época, principalmente quando se destinavam a abrigar conselhos ou câmaras municipais.

 

Paco Liberdade

 

Praça Borges Macedo

 

Arquitetura Predio

 

Arquitetura Curitiba

 

Curitiba

 

Mapa Centro

 

Espaço das Artes

 

Entrada pela praça José Borges de Macedo.

 

Praça Tiradentes

 

Paço da Liberdade

 

Biblioteca do Paço da Liberdade

 

O Paço da Liberdade

 

Entrada Principal

 

Copyright © Guia Geográfico - Centro Cultural e Patrimônio Histórico de Curitiba PR.

 

Espaço Artes

 

 

O Paço da Liberdade

 

 

Foto Orlando Kissner, março 2009.