Santa Casa da Misericórdia

 

 

Santa Casa Curitiba

 

A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Portugal, em 1498, como uma instituição católica de assistência aos pobres. Nas primeiras décadas do século 16, irmandades da Santa Casa da Misericórdia foram fundadas nos domínios ultramarinos lusitanos.

No Brasil, a primeira Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Porto Seguro, possivelmente em 1526. Mas foi a Santa Casa da Misericórdia da Bahia, fundada em 1549, em Salvador, que se tornou o grande exemplo dessa instituição no Brasil, onde várias outras foram fundadas.

No Paraná, a primeira Irmandade da Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Paranaguá, em 1835. Em Curitiba, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia foi fundada em 1852. O primeiro hospital da Irmandade e, também, o primeiro de Curitiba tinha apenas dois quartos e funcionava na Rua Direita, atual Rua 13 de Maio. O único médico era o baiano José Cândido da Silva Murici, que veio, em 1853, a convite de outro baiano, o Conselheiro Zacarias, o fundador da Província do Paraná.

Em 1866, o Dr. Murici tornou-se o Provedor da Irmandade da da Santa Casa da Misericórdia de Curitiba, o cargo mais alto da Instituição, que ocupou até sua morte, em 1879.

O novo Hospital da Santa Casa começou a ser construído, em março de 1868, com o lançamento da pedra fundamental. O Dr. Murici foi o idealizador e o principal responsável pela construção. Com a morte do Dr. Murici, em 1879, o cargo de Provedor foi assumido por outro baiano, o médico Dr. Antonio Carlos Pires de Carvalho e Albuquerque, que deu continuidade às obras. O engenheiro responsável foi o alemão Gottlieb Wieland, que residia em Curitiba. O Hospital foi inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II, em 22 de maio de 1880. Foi o primeiro hospital de grande porte da Cidade.

Em 1903, foi inaugurado o Hospício Nossa Senhora da Luz, depois denominado de Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz.

A partir de 1915, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar como hospital escola para a antiga Universidade do Paraná. Em 1956, foi fundada a Faculdade de Ciências Médicas do Paraná, atual Escola de Medicina da PUCPR. No ano seguinte, essa Escola passou também a adotar o Hospital da Santa Casa para apoio aos alunos. Em 1961, a UFPR substituiu a Santa Casa pelo Hospital de Clínicas.

Atualmente, o Hospital possui 217 leitos, nove salas cirúrgicas e abrange 19 especialidades médicas, além de rica biblioteca. Em 2017, a administração do Hospital foi transferida da PUCPR para a Congregação São Camilo de Lellis.

A Santa Casa fica na Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Mais: Site oficial da Santa Casa de Curitiba

 

Santa Casa antiga

 

Fachada do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Curitiba (foto em 2004).

 

José Cândido da Silva Murici nasceu em Salvador, em 1827. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1852. No ano seguinte, ingressou no corpo de saúde do Exército.

Chegou em Curitiba, em 1853, a convite de outro baiano, o Conselheiro Zacarias, que o nomeou vacinador provincial. O Dr. Murici foi o fundador do Hospital da Santa Casa e um dos fundadores do Museu Paranaense. Foi também deputado provincial por três mandatos. Por seus feitos, foi condecorado com a Comenda da Imperial Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo, pelo Imperador.

Em 1912, a Câmara Municipal mudou o nome da antiga Rua da Assembleia para Alameda Doutor Muricy, em sua homenagem.

A Academia Paranaense de Letras, fundada em 1936, também o homenageou como patrono da Cadeira 4.

 

Curitiba

 

Hospital Clinicas

 

Entrada do Hospital da Santa Casa (foto antiga no acervo da Santa Casa).

 

Muricy

 

Copyright © Guia Geográfico - Educação em Curitiba PR

 

Antigo hospital

 

A Santa Casa em fotografia antiga (acervo da Santa Casa).

 

Curitiba Turismo

 

 

 

Santa Casa da Misericórdia