Universidade Federal do Paraná
A UFPR foi criada em 04 dezembro de 1950, pela Lei nº 1.254, em um processo de federalização da antiga Universidade do Paraná, iniciado pelo baiano Clemente Marianni, o Ministro da Educação, na época.
A Universidade do Paraná era uma instituição estadual, fundada em 01 de abril de 1946. Foi a segunda instituição com o nome de universidade criada no Estado. Herdou as unidades da primeira Universidade do Paraná, uma instituição particular, fundada em dezembro de 1912, que começou a funcionar em março de 1913 e extinta antes de 1918, por não atender a requisitos legais da época. Suas unidades passaram, então, a emitir diplomas de forma independente, embora subordinadas a uma mesma administração, e foram novamente reunidas quando da fundação da Universidade do Paraná (estadual), em 1946.
Além dos campi de Curitiba, a UFPR dispõe também de unidades em Matinhos e Palotina.
Prédio da UFPR na praça Santos Andrade com a fachada neoclássica, construída em 1954.
O grande jurista baiano Ruy Barbosa, o Águia de Haia, abençoa a Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade, na capital paranaense.
O baiano Clemente Marianni (1900-1981), responsável por iniciar o processo de federalização da Universidade do Paraná, após uma visita a Curitiba, quando era o Ministro da Educação e Saúde (1946-1950).
Marianni nasceu em Salvador, foi advogado, redator-chefe do Diário da Bahia, deputado, professor da Faculdade de Direito da Bahia (onde estudou) e também Ministro da Fazenda.
O prédio da UFPR com as ampliações laterais feitas em 1940. Sua construção foi iniciada em 1913. O projeto foi do engenheiro Baeta de Faria, em estilo neoclássico. A cúpula foi retirada durante as reformas de 1954. O Prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.
Centro Politécnico da UFPR (em 2003), no bairro Jardim das Américas.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Universidade Federal do Paraná