O Pelourinho de Curitiba

 

O Pelourinho teria sido erguido em 4 de novembro de 1668,  por Gabriel de Lara, então capitão mor e procurador do marquês de Cascais, senhor das Terras da Capitania de Paranaguá. Foi instalado onde hoje é a praça José Borges de Macedo  (foto ao lado), que na época era parte do Largo da Matriz (atualmente Praça Tiradentes).

Sua instalação era condição necessária para a elevação do povoado à condição de vila, no caso a vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que viria a se transformar na cidade de Curitiba.

O pelourinho português era uma espécie de poste de madeira ou de mármore com argolas de ferro, erguido em praça pública, onde os condenados pela justiça eram amarrados e chicoteados. Veja um exemplo de pelourinho na Cidade Velha de Cabo Verde, ainda existente.

Sendo um símbolo da opressão do governo português, o Pelourinho foi derrubado pelos patriotas, em 1822, quando da independência do Brasil. Mais em História de Curitiba

Veja mais: Patrimônios, Monolito de Fundação de Curitiba, Cultura Portuguesa e Centro Histórico.

 

Curitiba

 

Paço Liberdade

 

Curitiba

 

Igreja Matriz Curitiba

 

Placa comemorativa, instalada em 1968 na praça José Borges de Macedo, no local onde supostamente foi erguido o Pelourinho.

 

Mapa Centro

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico de Curitiba PR.

 

Pelourinho

 

O Pelourinho de Curitiba

 

Historia Curitiba