Cultura Japonesa

 

A imigração japonesa no Brasil teve início em 1908, num acordo entre os governos do Brasil e do Japão. Em 28 de abril daquele ano, 781 japoneses partiram de Kobe, no Japão, à bordo do navio à vapor Kasato Maru. A maior parte dos japoneses saíram das cidades de Okinawa, Kagoshima, Fukushima e Hiroshima. Chegaram ao porto de Santos em 18 de junho de 1908, após 52 dias de viagem. Dirigiam-se, principalmente, às lavouras cafeeiras de São Paulo e norte do Paraná. Depois desses pioneiros, milhares de imigrantes japoneses continuaram a chegar ao Brasil.

No Paraná, as cidades de Maringá e Londrina são as que concentram o maior número de descendentes de imigrantes japoneses. Em Curitiba, muitos japoneses chegaram a partir de 1915, estabelecendo-se, principalmente, nos bairros de Uberaba, Campo Comprido, Santa Felicidade e Araucária. Hoje, existem cerca de 40 mil descendentes de japoneses em Curitiba.

 

Cultura em Curitiba

 

O Palácio Hyogo. Inaugurado em 1996, o Palácio é um belo exemplo da arquitetura japonesa em Curitiba, um projeto da arquiteta Cristina Sato. Nesse Palácio, o casal imperial japonês recebeu as primeiras homenagens em sua visita a Curitiba, em junho de 1997. Abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Possui biblioteca, auditório, sala de exposições e a uma sala com fotos e informações de Himeje, cidade japonesa irmã de Curitiba. Hyogo é o nome de uma das províncias japonesas. Fica na av. Comendador Franco, 871, Jardim Botânico.

 

O Memorial da Imigração Japonesa, na Praça do Japão, bairro de Água, Verde em Curitiba. Arquitetura em estilo japonês.

 

 

 

Arquitetura japonesa

 

Historia do Japão

 

Mapa Japão

 

Cultura em Curitiba

 

 

Japão Curitiba

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

 

 

 

Cultura Japonesa