Cultura Alemã

 

 

Cultura em Curitiba

 

As primeiras colônias de imigrantes alemães no Brasil foram fundadas em 1818, no sul da Bahia (Ilhéus e Nova Viçosa).

Em 1828, o veleiro alemão Charlote Louise trouxe os primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Eles fundaram a colônia de Rio Negro no Paraná. Posteriormente, outras famílias alemãs estabeleceram-se em Curitiba, Ponta Grossa e Lapa, bem como, em regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Entretanto, a maioria dos imigrantes alemães chegaram ao Brasil após a Primeira Guerra Mundial, nos anos 1920. A Alemanha derrotada passou pela pior crise econômica de sua história. Esse quadro incentivou a emigração de agricultores alemães para o Brasil, em busca da concessão de terras e oportunidades.

Em Curitiba, os imigrantes alemães começaram a chegar, em maior número, a partir de 1833, e influenciaram fortemente a cultura e a economia local. Muitos casarões, alguns ainda existentes no bairro de São Francisco, foram construídos por alemães. Para preservar a cultura germânica, os imigrantes organizaram-se em sociedades teuto-brasileiras, como o Clube Concórdia, Clube Rio Branco, Duque de Caxias, Clube Thalia e o Graciosa Country Club.

Mais: Atrações Turísticas

 

Clube Concórdia em Curitiba Paraná

Clube Concórdia fundado por imigrantes alemães, (originalmente Deutscher Sängerbund). A sede de 1887 (foto), fica no bairro de São Francisco.

 

Portal do Bosque Alemão, em Curitiba.

 

 

 

 

 

Graciosa Country Club (originalmente Sportklub Germania), fundado por curitibanos, descendentes de imigrantes alemães, em 1927, no bairro  do Bacacheri.

Mais Tradições Culturais em Curitiba

 

 

Graciosa Country Club

 

Cultura em Curitiba

 

 

Historia Curitiba

 

Bosque Alemão

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Curitiba