Parque dos Tropeiros

Criado em 1994, com uma área de 174 mil m², para homenagear o ciclo histórico do tropeirismo. É um parque sobre a cultura gauchesca. Possui cancha de rodeio, camping, palco, museu, churrascaria e um bosque de mata nativa.

Fica na rua Maria Lúcia Locher de Athayde, Cidade Industrial.

 

 

O Tropeirismo

Tropeiros eram condutores de tropas de gado ou mulas que atravessavam extensas áreas transportando gado e outras mercadorias. Os percursos podiam durar várias semanas e envolver desde o Nordeste do Brasil até o Uruguai, Paraguai e a Argentina. Essa atividade existiu desde o século 17 até início do século 20.

A partir do século 18, pequenos povoados começaram a surgir ao longo do trajeto das tropas, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, quando os tropeiros paravam para trocar mercadorias e onde o gado podia pastar. O comércio nesses povoados desenvolvia-se naturalmente para atender as tropas, ao mesmo tempo em que os tropeiros levavam e traziam mercadorias para esses povoados. O tropeirismo prestou, assim, importante contribuição ao desenvolvimento das regiões por onde passavam e foi responsável pela integração econômica e cultural entre muitas regiões longínquas do Brasil da época. Era parte da vida da zona rural e de pequenas cidades, como era Curitiba até o século 19.

Mais: Fonte da Memória e Bebedouro do Largo da Ordem

 

 

Parques Curitiba

 

 

Parque dos Tropeiros.

 

Curitiba

Parques

 

Parque dos Tropeiros

 

Parque dos Tropeiros

Vista geral do Parque dos Tropeiros (divulgação).

 

Entrada do Parque dos Tropeiros.

 

Historia Curitiba

 

 

 

Parque Tropeiros

 

Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná