Parque dos Tropeiros
Criado em 1994, com uma área de 174 mil m², para homenagear o ciclo histórico do tropeirismo. É um parque sobre a cultura gauchesca. Possui cancha de rodeio, camping, palco, museu, churrascaria e um bosque de mata nativa.
Fica na rua Maria Lúcia Locher de Athayde, Cidade Industrial.
O Tropeirismo
Tropeiros eram condutores de tropas de gado ou mulas que atravessavam extensas áreas transportando gado e outras mercadorias. Os percursos podiam durar várias semanas e envolver desde o Nordeste do Brasil até o Uruguai, Paraguai e a Argentina. Essa atividade existiu desde o século 17 até início do século 20.
A partir do século 18, pequenos povoados começaram a surgir ao longo do trajeto das tropas, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, quando os tropeiros paravam para trocar mercadorias e onde o gado podia pastar. O comércio nesses povoados desenvolvia-se naturalmente para atender as tropas, ao mesmo tempo em que os tropeiros levavam e traziam mercadorias para esses povoados. O tropeirismo prestou, assim, importante contribuição ao desenvolvimento das regiões por onde passavam e foi responsável pela integração econômica e cultural entre muitas regiões longínquas do Brasil da época. Era parte da vida da zona rural e de pequenas cidades, como era Curitiba até o século 19.
Mais: Fonte da Memória e Bebedouro do Largo da Ordem ►
Parques de Curitiba
Parque dos Tropeiros.
Vista geral do Parque dos Tropeiros (divulgação). |
Entrada do Parque dos Tropeiros.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |