Música

 

 

A histórica da música, em Curitiba, tem grande contribuição baiana. A primeira escola de música da Cidade foi criada por volta de 1856 e o baiano Ricardo Pereira do Nascimento Jacarandá foi nomeado para regê-la. Em 1857, foi publicado no periódico paranaense Dezenove de Dezembro o livro Arte Musical, de sua autoria. Em 1882, o Mestre Jacarandá foi nomeado para dirigir a Banda Musical do 2º Corpo de Cavalaria de Linha.

Em Curitiba encontra-se espaço para estilos variados, do clássico ao popular, de shows para multidões a música de câmara. A Cidade também possui vários grupos folclóricos que representam as tradições trazidas por imigrantes.

 

Conservatório de Música Popular Brasileira. Está instalado no antigo Solar dos Guimarães, do século 19. Inaugurado em 1993, o Conservatório de MPB possui orquestra própria, biblioteca, fonoteca e oferece mais de 30 cursos à comunidade. Fica na rua Mateus Leme, 66. Centro Histórico de Curitiba.

 

A Camerata Antiqua de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba é constituída por coro e orquestra que executam música de câmera medieval, renascentista, barroca e contemporânea. Criada em 1974, sob a direção do maestro Roberto di Regina, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Mais sobre Música Erudita

Camerata Antiqua de Curitiba - Paraná

A Camerata Antiqua de Curitiba em concerto na Catedral Brasílica (foto C. Brustolin). Conheça a Catedral

 

Curitiba

 

 

 

 

Curitibana

 

Curitiba

Artes

 

Solar Guimarães

 

Copyright © Guia Geográfico Cultura em Curitiba PR.

 

A rapper curitibana Karol Conká (foto Minerva).

 

 

 

Teatros de Curitiba

 

Músicas

 

Dança e Ballet

 

 

Música