Catedral de Curitiba
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da Cidade. Construída de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17, bem como o da sua sucessora, construída em 1720.
Até 1892, a paróquia de Curitiba estava subordinada à Sé Primacial da Bahia. A antiga Igreja Matriz foi elevada à categoria de Catedral, em 27 de abril de 1892, com a criação da Diocese de Curitiba, pela bula Ad universas orbis ecclesias, do papa Leão XIII. A Diocese foi instituída em 30 de setembro de 1894, com a posse do primeiro bispo dom José de Camargo Barros. Em 10 de maio de 1926, foi elevada à categoria de Arquidiocese.
Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.
Mais: Igrejas de Curitiba ►
A Catedral Basílica na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba. Importante patrimônio histórico da Paraná.
◄ Curitiba
Fachada da Catedral Basílica, ao anoitecer.
Catedral de Curitiba
Detalhe da arquitetura da fachada da Catedral, mostrando o relógio. À direita celebração de missa.
Detalhes da fachada.
Vista lateral
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |
A antiga Igreja Matriz de Curitiba, construída em 1720, em foto de 1870, antes de ser demolida, em 1875, por problemas estruturais. No mesmo lugar foi erguida a atual Catedral.