Catedral de Curitiba

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da Cidade. Construída de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17, bem como o da sua sucessora, construída em 1720.

Até 1892, a paróquia de Curitiba estava subordinada à Sé Primacial da Bahia. A antiga Igreja Matriz foi elevada à categoria de Catedral, em 27 de abril de 1892, com a criação da Diocese de Curitiba, pela bula Ad universas orbis ecclesias, do papa Leão XIII. A Diocese foi instituída em 30 de setembro de 1894, com a posse do primeiro bispo dom José de Camargo Barros. Em 10 de maio de 1926, foi elevada à categoria de Arquidiocese.

Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.

Mais: Igrejas de Curitiba

 

Historia Curitiba

 

Cultura em Curitiba

 

A Catedral Basílica na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba. Importante patrimônio histórico da Paraná.

 

 

Fachada da Igreja

 

A antiga igreja Matriz de Curitiba

 

Catedral Curitiba

 

Missa

 

Catedral Se Brasil

 

Curitiba

 

Fachada da Catedral Basílica, ao anoitecer.

 

Linha Turismo

 

Catedral de Curitiba

 

Arquitetura Fachada

 

Arquitetura

 

 

Detalhe da arquitetura da fachada da Catedral, mostrando o relógio. À direita celebração de missa.

 

Detalhes da fachada.

 

Vista lateral

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

A antiga Igreja Matriz de Curitiba, construída em 1720, em foto de 1870, antes de ser demolida, em 1875, por problemas estruturais. No mesmo lugar foi erguida a atual Catedral.

 

Arquitetura Igreja

 

 

 

Vitral