Museu do Expedicionário
O Museu do Expedicionário, criado em 1946, ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses.
Possui farto material histórico, incluindo muitas ilustrações, mapas, livros e documentos da época. Estão expostos vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.
O Museu do Expedicionário é mantido pela Legião Paranaense do Expedicionário, órgão dos ex-combatentes que serviram na Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Grande Guerra.
Na Praça do Expedicionário, local onde fica o museu, estão expostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt e outros equipamentos de guerra utilizados no conflito mundial.
Fica na praça do Expedicionário, Alto da XV.
Avião do tipo P-47D Thunderbolt usado pela FAB na Segunda Guerra Mundial, expostos na Praça do Expedicionário.
Em Curitiba
◄ Curitiba
Esculturas de soldados brasileiros no teto da Casa do Expedicionário, que abriga o museu, em Curitiba.
Equipamentos utilizados pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial, expostos na Praça do Expedicionário.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Fardamento utilizado pelos soldados brasileiros, em exposição no Museu do Expedicionário.
Gebirgsgeschütz 36 de 75 mm, canhão de montanha regulamentar do Exército Alemão na Segunda Guerra Mundial (informação de Adler H. F. de Castro, curador de Armas Portáteis do Museu Militar Conde de Linhares - RJ, do Exército).
Museu do Expedicionário