Praça

Eufrásio Correia

A Praça Eufrásio Correia, localizada no Centro de Curitiba, era o antigo Campo do Schimidlin. Passou a ser conhecida como o Largo da Estação, em 1885, após a inauguração da Estação Ferroviária. Recebeu o nome atual, em 1888, em homenagem ao político e abolicionista Manoel Euphásio Correia (1839-1888), natural de Paranaguá.

A partir de 1896, o antigo Largo abrigou a sede do poder legislativo estadual. O local foi urbanizado pela primeria vez em 1905, quando recebeu quiosques, iluminação e jardins.

Em 1916, a Praça foi reformada, com nova arborização, lampadário art-noveau e recebeu o chafariz confeccionado na lendária Fonderie d'Art de Val d'Osne, na França (foto ao lado). Nessa época, a Praça era um dos mais concorridos logradouros da Cidade.

Mapa CentroDesde 1963, abriga a Câmara Municipal de Curitiba.

Em 1924, recebeu o monumento ao Semeador, do artista polonês João Zaco Paraná (1884-1961).

 

 

Curitiba

 

Esse chafariz da Praça Eufrásio Correia foi fabricado na fundição de arte de Val d'Osne, na França. É do mesmo modelo da fonte existente na Cidade do Porto, em Portugal, nos jardins do antigo Palácio de Cristal, inaugurado em 1865.

A fundição de Val d'Osne confeccionava fontes com modelos em catálogo, usando matrizes para ferro fundido, que podiam ser reproduzidos várias vezes. Suas famosas fontes são encontradas em várias cidades da América, Europa e Austrália. No Brasil, existem também algumas no Rio de Janeiro, Porto Alegre e em Salvador.

Esse modelo de fonte foi originalmente fabricado pela empresa parisiense J.J. Ducel et fils, adquirida pela Val d'Osne, em 1878, após a morte de seu fundador. O chafariz tem uma altura total de 4,69 metros. No topo, uma ninfa ao banho, com uma criança. As três esculturas, na base, representam um tritão e duas nereidas.

Embaixo, página 286, planche 307, do catálogo da J.J. Ducel et fils, da respectiva fonte.

 

Estação tubo da Praça Eufrásio Correia.

 

Fonte Curitiba

 

Chafarizes

 

Fonte catalogo

 

Acima, vista parcial da Praça, em 2014.

Embaixo, a Praça, seu chafariz e a Estação Ferroviária, em 1917.

 

 

Antiga Curitiba

 

Praça Curitiba

 

Estação tubo

 

Copyright © Guia Geográfico - Logradouros da Cidade de Curitiba PR.

 

 

Praça

Eufrásio Correia

 

 

 

Cidade Curitiba