Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço foi Inaugurado em 1972, com 204 mil m² de área. Sua criação ocorreu após uma enchente do rio Belém, em 1970, que provocou o rompimento da represa de São Lourenço, paralisando um curtume e a fabrica de cola, que funcionavam no local. O Parque surgiu com as abras de contenção de cheias e de recuperação da área.

Nas instalações da antiga fábrica funciona hoje o Centro de Criatividade de Curitiba (veja o quadro ao lado). O Parque conta ainda com pista para carrinhos de rolimã, churrasqueiras, cancha de vôlei, ciclovia, parque infantil e muita área verde.

Fica na rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão - bairro de São Lourenço. Veja o mapa

 

Casa Erbo Stenzel

Doada pela família Stenzel à Prefeitura de Curitiba e relocada do bairro de São Francisco para o Parque São Lourenço em 1997. A Casa tem uma exposição permanente de trabalhos e desenhos do artista Erbo Stenzel. Ele é o autor, por exemplo, do Homem Nu e de parte do mural da praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba.

Casa Erbo Stenzel, no Parque São Lourenço - Curitiba

Casa Erbo Stenzel, no Parque São Lourenço.

 

 

Parque São Lourenço

 

Vista panorâmica do Parque São Lourenço. O Centro de Criatividade, embaixo, na foto (foto C. Ruggi).

 

O Centro de Criatividade de Curitiba

Esse espaço dedicado à criação e à educação artística funciona nas instalações adaptadas da antiga fábrica de cola É administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (Veja as instalações na foto acima).

O local, com cerca de 2.500 m², inclui uma biblioteca, espaço para exposições, auditório e sala de projeção. As máquinas e caldeiras da antiga fábrica foram mantidas no local e transformadas em esculturas e elementos decorativos.

Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho.

 

Academia Curitiba

 

Parques Curitiba

 

Parque São Lourenço

 

Em Curitiba

Arquitetura

Bairros

Bosque Alemão

Bosque do Papa

Iguaçu e Zoo

Jardim Botânico

Mapas e Endereços

Parque Barigui

Parque Tanguá

Parque Tingui

Parque das Pedreiras

Parque da Barreirinha

Unilivre

Urbanismo

 

Academia ao ar livre no parque São Lourenço. Os equipamentos são acionados pela própria força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Os curitibanos adoram.

 

Parque São Lourenço (foto R. Almeida).

 

Curitiba

Parques

 

Copyright © Guia Geográfico - Parques da Cidade de Curitiba PR. Meio Ambiente e ecologia. árvores, lago e plantas.

 

Parque São Lourenço em Curitiba Paraná