O Bosque de Portugal é um memorial da língua portuguesa, inaugurado em 1994. Sua área verde é de 21 mil m², decorada com elementos da cultura portuguesa.
O Bosque inclui uma alameda, com piso de pedras, que atravessa um trecho de mata nativa e onde versos de poetas da língua portuguesa são estampados em azulejos portugueses. São versos de Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, Camilo Pessanha e de outros poetas ilustres dos séculos 16 ao 20. Podem ser lidos nos azulejos de 22 pilares, espalhados pelo Bosque.
Fica no bairro Jardim Social, acesso pela rua Fagundes Varela.
Bosque de Portugal
O bosque é decorado com vários pilares com azulejos portugueses pintados com versos da língua portuguesa.
O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se parte faz o todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.
Gregório de Matos
Gregório de Matos foi poeta baiano da fase barroca, do século 17. É patrono da cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Gregório de Matos e Guerra nasceu em Salvador, em 1636, filho de um fidalgo português. Estudou no Colégio dos Jesuítas da Bahia e depois cursou Direito em Coimbra, foi advogado e juiz em Lisboa.
Retornou à Bahia, em 1681, como tesoureiro da Catedral, mas foi demitido devido aos seus versos com críticas ao Clero. Abriu um escritório de advocacia e continuou com seus versos críticos aos poderosos da época, sendo apelidado de Boca do Inferno. Acabou sendo deportado para Angola. Em 1695, já idoso e sem recursos, foi para Pernambuco, onde faleceu em 1696. Foi o maior poeta da língua portuguesa de sua época.
Oito pilares com os nomes de oito países de língua portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Instalados numa área de lazer do Bosque de Portugal. Piso em mosaico com motivos que lembram as grandes navegações portuguesas.
Em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono país a fazer parte da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. O português é uma das línguas oficiais naquele País.
Acima, uma das pontes sobre o córrego do Tarumã. Embaixo, alameda com pilares onde versos da língua portuguesa são pintados nos azulejos.
O poeta baiano Gregório de Matos.
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
Bosque de Portugal